sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONHECENDO E NAVEGANDO POR HIPERTEXTOS

Nessa nova odisséia da comunicação apareceram infinitas possibilidades de leitura de artigos que circulam na net e que criou facilidades de leitura no meio textual que até pouco tempo desconheciamos.
Particularmente o HIPERTEXTO é a nova ferramenta para esse fim que facilita o internauta, porém, ainda poucos conhecem esse novo artifício da comunicação da rede.
A estrutura de uma narrativa hipertextual vem permitir um melhor desempenho nesta seleção de informações.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de 60 nos USA , para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática.
A melhor definição que encontrei para definir HIPERTEXTO foi:um documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não sequencial.
O HIPERTEXTO vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhe
cimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui a estrutura hierárquica e li near, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um HIPERTEXTO, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
O HIPERTEXTO permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
Enfim, as partes de um HIPERTEXTO fazem sentido,mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.
Divirta-se, descubra essa nova ferramenta tecnológica!!!
Profº Cido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário